segunda-feira, 12 de outubro de 2015

MÚSICA: Richard Marx


Vamos falar de música, de rock, e de pop, e de um artista que é maravilhoso nos dois estilos:



RICHARD MARX




Richard Noel Marx nascido em Chicago, Illinois, em 16 de setembro de 1963 é um cantor e compositor pop muito famoso nos anos 1980.
Marx é o único filho de Ruth, uma ex-cantora, e Dick Marx, um músico de jazz e fundador de uma empresa de jingles de sucesso na década de 1960.






Antes do primeiro álbum, Richard Marx cantou em comerciais e foi um vocalista de apoio de Lionel Richie. Aprendeu as habilidades comerciais que lhe fizeram uma estrela do rádio nos anos oitenta. Marx se deu bem no lançamento de seu primeiro trabalho em 1987. Não pode se deixar de falar de suas qualidades musicais, sendo um grande guitarrista, compositor, pianista e produtor.
Seus primeiro hits foram: "Don't Mean Nothing", e "Satisfied" mas o forte mesmo são as baladas, que o tornaram conhecido.





"Richard Marx" de 1987 e "Repeat Offender" de 1989 foram os dois primeiros trabalhos mais importantes do início de sua carreira.
"Right Here Waiting" uma de suas canções mais populares:





"Oceanos de distância dia após dia
E lentamente vou enlouquecendo
Ouço sua voz no telefone
Mas isso não acaba com a dor
Se vejo você como uma impossibilidade
Como podemos dizer que é para sempre?

Aonde quer que você vá,
O que quer que você faça
Estarei bem aqui esperando por você.
Seja lá o que for necessário
Ou o quanto meu coração se parta
Estarei bem aqui esperando por você

Você não consegue ver isso, baby?
Você está me levando à loucura.
Me pergunto como podemos sobreviver
à este romance, mas se, no final, estiver com você
Eu aceitarei a chance..." (Right here waiting)


"Now and Forever" foi o maior hit do disco "Paid Vacation" de 1994, mas não teve tanto sucesso como os anteriores, e assim Marx entrou em um período de exclusão, voltando em 1997 com "Flesh & Bone".
Depois daquele ano, Richard Marx produziu um CD com os seus maiores sucessos, ao mesmo tempo em que produziu At The Beginning, um dueto com Donna Lewis que se tornou tema do filme Anastásia.





Não apenas as grandes baladas dele estão incluídas no álbum Greatest Hits, mas também há músicas mais movimentadas como "Should've Known Better" e "Satisfied", além de outras viagens líricas - "Don't Mean Nothing", "Take This Heart" e "Hazard".



Vídeo Live de sua performance de "Hold on to the night":






"Só quando eu acreditava
Eu não poderia querer mais
Esse mundo sempre em mudança
Empurra-me por outra porta
Eu vi você sorrir
E minha mente não podia apagar
A beleza do seu rosto
Só por um instante
Você não vai me deixar te abrigar...

Segure-se na noite
Segure-se às memórias
Eu desejo que eu poderia dar-lhe algo mais
Eu poderia ser seu.
...Se eu pudesse te dar mais..." (Hold on to the night)



Videoclipe oficial de "Should've Known Better":







"Outra noite sem sono que eu não consigo explicar
Alguém disse que me ouviu chamar o seu nome
O rádio não deixa você sair do meu pensamento
Eu sei que acabou, mas eu não sei por quê

Eu deveria saber mais
Do que me apaixonar por você
Agora o amor é só uma vaga lembrança
Eu deveria saber mais
Agora eu sou um prisioneiro dessa dor
E meu coração ainda sofre por você
Eu te dei todo meu corpo e alma
Nunca acreditando que nós poderíamos perder o controle
Eu tirei minhas mãos do volante."  (Should've Known Better)







"Take This heart":





"Eu já estive onde você está
Ninguém entende você mais
Você tem medo de cada passo que você dá
Tanta certeza de que seu coração vai quebrar
Não é a forma como a história termina
Você estará de volta em seus pés novamente.

Baby. Desta vez
Não há nada que levará esse coração embora
Sem mais adeus
Não há nada que levará meu coração embora.

Não mantenha o seu sonho trancado pra fora da porta
Só acredite nesse amor
E não tenha mais medo.
Eu preciso que você, por favor, seja forte
Eu esperei muito tempo por você."  (Take his heart)



Em 1999, Richard Marx começou a trabalhar em seu próprio estúdio, enquanto isso já escrevia novas canções para o sexto álbum, além de ter tempo para se dedicar a instituições de caridade que ajudam pessoas com problemas, ou mesmo institutos de tratamento de doenças como a fibrose cística, e ainda uma lista longa de causas humanitárias inclusive a favor dos animais.






Seu grande Hit "Angelia", segundo Richard inspirado em uma garota que partiu seu coração:






"Lembranças de você e de mim
Rolam dentro da minha cabeça
O modo como costumávamos ser
Coisas que dissemos
Ninguém nunca me fez acreditar tanto
Você me deixou perguntando a mim mesmo
Como nosso amor deu errado?

Angelia
Para onde você está correndo agora?
Angelia, tenho que fazê-la voltar...

Fico acordado à noite
Espero o sol brilhar
Ainda sinto você ao meu lado
Seus lábios nos meus sem nenhum aviso
Você fez do nosso amor uma mentira

Você disse que lamentava, mas nunca disse o porque...
Talvez o meu amor seja em vão
Talvez você seja do tipo que magoa
Não consigo mais suportar esta dor
Tenho que tirar você da minha cabeça...
Tentei ser o que você queria
Te dei tudo que eu tinha
Você me deixou sem nada
Nada além de uma fotografia" (Angelia)



"Until I find you again:"






"Ultimamente tenho tentado
Preencher meus dias desde que você se foi
A força do amor é ofuscante
E eu não soube como aguentar
Minha cabeça não vai limpar.
Minhas lágrimas se acabaram.
Não há mais espaço livre em meu coração

Quantos sonhos vão se acabar?
Por quanto tempo ainda posso disfarçar?
Quantas vezes o amor passará por mim,
Até que eu te encontre novamente?

Irão as garras da esperança me cercar?
Será o tempo um amigo favorável?
Deveria eu apelar para os anjos?
Ou simplesmente beber até ficar sóbrio de novo?
Não posso esconder o que é verdade
Ainda estou em chamas por você
Sua lembrança simplesmente não me deixa livre...

Quantos sonhos vão se acabar?
Por quanto tempo ainda posso disfarçar?
Quantas vezes o amor passará por mim,
Até que eu te encontre novamente?
Te abraçaria mais forte
Junto a mim, mais do que nunca, sim
Nenhuma chama queimaria mais brilhante
Se eu pudesse te tocar mais uma vez
Te abraçar mais uma vez..." (Until I found you again)






Por um bom tempo Marx trabalhou com outros cantores e bandas e compôs para vários artistas muitas músicas de sucesso.
Isso inclui a produção de músicas para Laura Pausini e Sarah Brightman.
Ele também produziu "If You Ever Leave Me" para Barbra Streisand e Vince Gill.
Produziu também "This I Promise You" para o 'N Sync, e "Still Holding Out For You" para as garotas do grupo country SHeDAISY.




Por outro lado, Richard Marx escrevia as canções para o sexto álbum de estúdio.
Days in Avalon foi lançado em 2000.

Relembrando um sucesso da década de 80, "Endless summer nights":






"O verão chegou e saiu sem avisar
De repente, eu olhei e você tinha ido embora
E agora você está me olhando de volta
Procurando uma maneira de podermos ser como éramos antes

Agora estou de volta para o que eu conhecia antes de você
De alguma forma, a cidade não parece a mesma
Eu daria a minha vida por mais uma noite
Com você aqui para me abraçar, oh, por favor
Leve-me lá outra vez, oh

E eu me lembro como você me amava
O tempo era tudo o que tínhamos até o dia em que dissemos adeus
Lembro-me de cada momento
dessas intermináveis noites de verão

Ainda me lembro dos passeios ao longo das praias
E a maneira que seu cabelo brilhava ao sol
Subindo à tarde. Fazendo amor com você sob a lua, oh
Você se lembra de todas as noites que passamos em silêncio?
Cada suspiro que você deu era meu
Nós podemos ter tudo de novo
Diga que você estará comigo quando o sol trouxer seu coração ao meu.

Há tanto que eu posso dizer
Então, por favor, não fuja do que temos juntos
Seremos só você e eu hoje à noite
Portanto, vamos ficar perdidos em um vôo
Oh, você não quer se render?"  (Endless Summer Nights)


Depois disso, escreveu e produziu canções com Michael Bolton para o álbum Only a Woman Like You de 2001, e escreveu quatro canções com Kenny Loggins.
No Japão, lançou seu álbum Days in Avalon em setembro de 2002.
Richard Marx ganhou um Grammy em 2004 para a canção Dance With My Father, que ele escreveu com Luther Vandross.

Richard Marx foi casado por 20 anos com a atriz Cynthia Rhodes.
O casal tem 3 filhos: Brandon (nascido em 1990), Lucas (nascido em 1992), e Jesse (nascido em 1994).
Marx reside atualmente em Lake Bluff, Illinois.
Ele e Cynthia se divorciaram em 2014.







Muitos dos adultos de hoje cresceram ouvindo as músicas de Richard e é impossível não admirá-lo por seu talento, sua incrível voz e sua versatilidade.







"Quando as visões ao seu redor, trouxerem lágrimas aos seus olhos
E tudo que cercar você, forem segredos e mentiras
Eu serei sua força, eu te darei esperança, mantendo sua fé quando ela se for
O único que você deveria chamar, esteve aqui até agora.

E eu tomarei você em meus braços, e te guardarei
exatamente no lugar onde você pertence
Até o último dia da minha vida, eu prometo isto a você
Eu prometo isto a você.

Eu sempre amei você, desde vidas passadas
E eu te prometo que nunca, você irá se ferir novamente
Eu te dou minha palavra, eu te dou meu coração.
Esta é uma batalha que nós vencemos
E com este juramento, a eternidade começa agora.

Apenas feche seus olhos. A cada dia de amor
E saiba que este sentimento não irá embora.
Até o último dia da minha vida, eu prometo isto a você
Eu prometo isto a você
Cada vez mais eu caio, quando eu ouço o seu chamado
Sem você em minha vida querida
Eu não estaria vivendo por inteiro.
Cada palavra que eu disser será verdade.
Eu prometo isso a você."  (This I promise you)


"Tivemos o prazer de vê-lo ao vivo na única apresentação no Brasil dia 12 de junho de 2010.
Foi um dia memorável, maravilhoso e um sonho realizado.
Além de um excelente cantor, uma simpatia de muito carisma.
Uma visão privilegiada.
Um concerto inesquecível"
Helena Dalillah.






Uma de suas canções mais poéticas, com uma letra incrivelmente bem composta: "Hazard"






"Minha mãe veio pra Hazard quando eu tinha apenas 7 anos
Até que as pessoas na cidade disseram com olhos preconceituosos
"Aquele garoto não está certo".
Três anos atrás quando eu conheci Mary
A primeira vez que alguém olhou além dos boatos e mentiras
E viu o homem por dentro

Nós costumávamos caminhar perto do rio
Ela adorava ver o sol se pôr
Nós costumávamos caminhar ao longo do rio
E sonhávamos em sair desta cidade

Ninguém entendia o que eu sentia por Mary
Ninguém se importava até a noite em que ela saiu caminhando sozinha
E nunca voltou pra casa
Um homem com um distintivo chegou batendo na manhã seguinte
Aqui estava eu cercado por um monte de dedos de repente
Apontados para mim

Eu juro que eu a deixei perto do rio
Eu juro que eu a deixei sã e salva
Eu preciso chegar a tempo ao rio
E deixar esta velha cidade de Nebraska

Eu penso como minha vida acabou
Como ela me fez mal
Não há escapatória para mim desta vez
Todos os meus resgates se foram há tempos...

Eu juro que eu a deixei perto do rio
Eu juro que eu a deixei sã e salva
Eu preciso chegar a tempo ao rio
E deixar esta velha cidade de Nebraska."   (Hazard)



Sua canção atual "Beautiful Goodbye":





Álbuns
Richard Marx (1987)
Repeat Offender (1989)
Rush Street (1991)
Paid Vacation (1993)
Flesh and Bone (1997)
Days in Avalon (2000)
My Own Best Enemy (2004)
Duo (Acoustic, with Matt Scannel) (2008)
Sundown (2008)
Emotional Remains (2008)
Stories to Tell (2010)
Inside My Head (2012)
Beautiful Goodbye (2014)


O sucesso "Don't mean nothing":






Hoje Richard está casado com a modelo Daisy Fuentes:





VIDA LONGA A RICHARD








Um comentário:

Somente um membro desse blog pode adicionar um comentário

Hi Barbie

  Vi o filme da Barbie Crítica sem spoilers Hi Barbie Barbie 2023 (Greta Gerwig) Com Margot Robbie, Ryan Gosling, Will Ferrell, America Fer...