segunda-feira, 16 de maio de 2022

Clark Nova série Netflix

 

Estreou há pouco uma nova série  na plataforma mainstream Netflix intitulada: 

Clark


Mas quem foi Clark?






Clark Olofsson






Clark Oderth Olofsson é um criminoso sueco que agora vive na Bélgica. Ele recebeu sentenças por 
tentativa de homicídio, agressão, roubo e tráfico de drogas e passou mais da metade de sua vida em instituições correcionais na Suécia. Olofsson foi considerado o primeiro "gangster de celebridades" da Suécia.






Clark Olofsson, foi o gângster mais controverso e famoso da Suécia, desde a década de 1960 até os dias atuais, tanto que rendeu uma série biográfica e alguns livros.

Ainda muito jovem, Clark conseguia usar seu charme e seu humor para conseguir o que queria em pequenos golpes. Com o passar dos anos, ele passou a tentar golpes maiores, e com isso o charme foi desaparecendo e dando lugar a um certo desespero.

Um dos crimes mais notórios que ele cometeu foi em um banco em Estocolmo, onde ele conseguiu convencer os reféns a apoiá-lo apenas usando a malandragem. Foi ele que deu origem ao que hoje conhecemos como a Síndrome de Estocolmo.





O roubo ao banco em Estocolmo com um parceiro foi um de seus casos mais documentados.
Aparentemente, os reféns se uniram aos bandidos. 
Inclusive, Clark Olofsson ainda é amigo de uma das reféns até hoje, Kristen Enmark. 
Este cenário de roubo e refém causou a insurreição da notoriedade de seu status.









Clark- Netlfix


Clark é uma série controversa sobre o notório criminoso sueco Clark Olofsson. 
Ele passou a maior parte de sua vida na prisão por reincidência, porém arrebatou o coração de muitas mulheres em particular através da mídia.

A série está fazendo bastante sucesso por ter uma narrativa realista.


Bill Skarsgård como Clark:





Clark era um delinquente, com uma aparência, personalidade e inteligência anárquica. A série dirigida por Jonas Åkerlund e estrelado por Bill Skarsgård nos traz a história desse cara, obviamente com licença poética, pois nem tudo é 100% verdade.

Mas Clark é baseado em uma história real?
De fato é! Clark é baseado na autobiografia de Clark Olofsson.
Talvez o motivo de ter se tornado uma minissérie da Netflix, é porque a história de Clark é extremamente complexa e única.

Marijke é real? Quem são os filhos de Clark Olofsson? 
Se você se perguntou se a esposa na série, Marijke, é real, a resposta é sim. 
Ela conheceu Clark aos 19 anos em uma estação de trem na Alemanha em 1976, enquanto o criminoso estava fugindo da polícia após roubar um banco em Copenhague. 
Mesmo conhecendo a extensa ficha criminal de Clark, Marijke casou com o gangster e o casal teve 3 filhos, chamados David, Donegal e Dorian.
O filho mais velho do casal, David, é um renomado compositor e pianista. Já os outros 2 filhos são bastantes reservados e sem atividades nas redes sociais.






Em 1999 o casamento de Marijke e Clark chegou ao fim. 
Atualmente, Marijke leva uma vida reservada, morando em Hasselt em Limburg, Bélgica, onde trabalha como supervisora.

Em Estocolmo o criminoso e amigo de Clark, Olsson, fez quatro funcionários como reféns. Ele exigiu a libertação de seu bom amigo, Clark Olofsson. 
Que foi concedida, e juntou-se a Olsson no banco com os reféns. 
Então esses parceiros do crime ameaçaram os reféns repetidamente. 
Mas apesar da intimidação e da sensação de vida e morte nos cinco dias em que foram mantidos, os reféns gostaram deles.




O verdadeiro Clark Olofsson que atualmente vive na Bélgica:





O que é a Síndrome de Estocolmo?
Então os reféns se uniam nos assaltos do Clark Olofsson, e ele era tão amigável que algumas pessoas criavam empatia por ele. 
Ele é um excelente exemplo de quão forte e influente é a mídia, especialmente com a idealização e romantização de criminosos. 





Clark é uma série irreverente e original sobre a vida de um notável gangster; não tão mau assim, com suas perspectivas sobre vida, mulheres, dinheiro e prazer.
A série apresenta sua infância traumática, com um pai violento, e também foca em suas conquistas amorosas e na forma especial e encantadora com que tratava as mulheres.
Destaque para as filosofias e devaneios de Clark quando ele está preso, com tempo de sobra para monólogos, em que pensa no amor que sente pelas mulheres, e pelo prazer do corpo feminino, de forma poética e irreverente.
Uma grata surpresa para quem procura algo original e fora da caixinha.
Direção, fotografia,  e trilha sonora são fenomenais, com momentos cômicos, takes muito peculiares, e cenas também produzidas com animação.
Sem contar as atuações que são brilhantes, principalmente a de Bill Skarsgård que literalmente rouba a cena, um grande ator.
Sensacional.
Série super recomendada.


Helena Dalillah








"Let The party Begin."
Clark Olofsson.


Até a próxima. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somente um membro desse blog pode adicionar um comentário

Hi Barbie

  Vi o filme da Barbie Crítica sem spoilers Hi Barbie Barbie 2023 (Greta Gerwig) Com Margot Robbie, Ryan Gosling, Will Ferrell, America Fer...