segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Mídia Social não é a vida real


Social media is not real life.



No jogo das redes sociais: Essena O'Neill, uma australiana de 18 anos que chegou ao topo.
Com mais de 500 mil seguidores no Instagram, 200 mil inscritos em seu canal no Youtube, milhares de visualizações no Snapchat e toneladas de comentários, ela virou o que hoje é chamado de "digital influencer".





Mas, recentemente, surpreendeu seus fãs ao excluir cerca de 2 mil fotos e, principalmente, editar as legendas dos quase cem posts que sobraram - além de ter trocado sua descrição para "Social Media Is Not Real Life" (Mídia Social Não É A Vida Real). Ela ainda apagou seu Tumblr e a maioria dos vídeos do Youtube, deixando apenas os que falavam sobre sua conversão ao veganismo.





Essena desmascarou as legendas contando como havia sido paga para usar algumas roupas ou posar de biquíni a fim de fazer propaganda de um spray bronzeador. Além disso, escreveu sobre se maquiar em excesso e fazer tratamentos em cima de suas fotos. Veja algumas das legendas abaixo:


"Não é a vida real. O único motivo pelo qual fomos à praia nesta manhã foi tirar fotos destes biquínis porque a companhia me pagou e também porque eu ficava bonita considerando os padrões atuais da sociedade. Eu nasci e ganhei na loteria genética. Por que mais eu teria postado esta foto? Leia entre as linhas, ou pergunte a você mesmo 'por que alguém posta uma foto?... Qual é o resultado para eles? Fazer a diferença? Parecer gostoso? Vender alguma coisa? Eu pensei que estava ajudando garotas a serem saudáveis. Mas eu só percebi aos 19 que colocar qualquer quantidade de autoestima em sua forma física é tão limitante! Eu poderia estar escrevendo, explorando, brincando, fazendo qualquer coisa bonita e real... e não tentando validar meu valor através de uma foto de biquíni sem substância."




"Me pagaram 400 dólares para postar um vestido. Isso foi quando eu tinha uns 150 mil seguidores. Com meio milhão, eu sei de várias marcas online que pagam até 2 mil por post. Não há nada de errado em aceitar acordos de marcas. Eu só acho que isso deve ser aberto ao conhecimento.
Esta foto não tem substância, [o vestido] não foi feito através de uma fabricação ética (eu não sabia na época). Mídias sociais não são reais. Este é o meu ponto. Esteja atento ao que as pessoas promovem, questione você mesmo, qual é a intenção atrás da foto?"





"NÃO É A VIDA REAL - tirei mais de cem em poses similares tentando fazer com que meu estômago ficasse bem. Quase não comi neste dia. E gritei com a minha irmã mais nova para que ela ficasse tirando elas até que eu ficasse, de alguma forma, orgulhosa disso."





"Eu estava com acne aqui, isso é um monte de maquiagem. Eu estava sorrindo porque pensei que ficava bonita. Felicidade baseada em estética vai sufocar o seu potencial aqui na Terra."







"Até onde uma foto é real?
Até onde uma lembrança é algo inocente, ou a imagem é usada como produto?
Fotos são reais ou apenas o reflexo de uma ilusão que você quer ostentar?
Qual sua intenção por trás de cada foto, cada sorriso, cada imagem postada?
Você posta o que vive? "
Helena Dalillah



Se o seu espelho mostrasse sua alma você se reconheceria?


Até a próxima. 




2 comentários:

  1. é bem isso hoje em dia, as pessoas julgam suas vidas como boas e ruins pelo tanto de likes que seus comentários e fotos recebem. Sem falar que nem vivem seus momentos , em shows e viagens todo mundo bate centenas de fotos que vão para um mural onde ninguém nem vai ver, apenas pela simples vaidade de mostrar que foi até determinado lugar ,para levar um like e a pessoa mesmo sentir que é admirada por uma vida que ela mesmo nem viveu.Esse tempo nosso é patético se pararmos para analisar bem , essa menina ainda ganhava algo com isso ,digamos que era uma forma de trabalho até ,mas as pessoas comuns que postam e curtem apenas como passatempo vivem uma futilidade e vaidade mútua. A pessoa se produz toda e posta uma foto pra receber comentários tipo " que linda",ou "gata" e quem curte é meio que fútil também ,pois ela está atrás de um rosto e um corpo bonito para olhar e tem o pessoal que posta que está no seu centésimo livro do ano para parecer inteligente. Vou contar um caso real que já vi uma vez ,uma mulher com que eu trabalhava nem falava com a mãe dela e até a tratava mal , pois bem no dia do seu aniversário ela sempre postava algo bem falso dizendo que a amava e que levava uma vida as mil maravilhas com ela, triste isso. É esse tempo que estamos vivendo ,buscamos imagens belas para curtir e curtimos só o que é belo, além de mostrarmos uma vida que estamos longe de levar . As redes sociais acabam é nos deixando menos sociais na vida real.
    Gostei muito do post, não conhecia esse caso.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em gênero, número e grau com o ponto de vista exposto. Também conheço uma moça que sempre postava e contava fatos lindos sobre combo relacionamento era incrível, que viajava e tal... um dia em depressão ela desabou e disse q era tudo mentira, o tal namorado nem saía com ela é as fotos não eram reais e as viagens eram mentiras! Fiquei chocada! Hoje solteira, ela posta mais de uma linda foto por dia... eu olho e sinto pena! Casos assim são muito comuns infelizmente né... afinal, o que essas pessoas ganham com isso?? Nada né, pq até os elogios são falsos e vazios. De pessoas vazias para pessoas vazias. Amei o post Dalila, todas essas pessoas fúteis deveriam ler 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir

Somente um membro desse blog pode adicionar um comentário

Hi Barbie

  Vi o filme da Barbie Crítica sem spoilers Hi Barbie Barbie 2023 (Greta Gerwig) Com Margot Robbie, Ryan Gosling, Will Ferrell, America Fer...