quarta-feira, 2 de agosto de 2023

Hi Barbie

 Vi o filme da Barbie

Crítica sem spoilers





Hi Barbie





Barbie 2023 (Greta Gerwig)
Com Margot Robbie, Ryan Gosling, Will Ferrell, America Ferrera. Emma Mackey, Simu Liu, Michael Cera, kate Mckinnon e Ariana Greenblatt.
No mundo mágico das Barbies, "Barbieland", uma das bonecas começa a perceber que não se encaixa como as outras. Depois de ser expulsa, ela parte para uma aventura no "mundo real", onde descobre que a beleza está no interior de cada um.

Olá meninas, viemos falar um pouco sobre o filme da Barbie, afinal todo o barulho em torno dele nos chama a atenção para algo muito mais válido e real:

A desigualdade entre os sexos.

A ideologia da mulher perfeita, a pressão da sociedade sobre a mulher, o 'ser mulher', ter que fazer tudo, suportar tudo, sem reclamar e sempre ser bonita no processo.

A idealização masculina de dominar o sexo frágil, e o patriarcado que é mostrado de forma irônica e hilária.

A relação homem/mulher e o quanto isso é cobrado ainda que de forma inconsciente, e nos é mostrado de forma original e divertida no longa.

Margot Robbie brilha no papel trazendo à vida expressões de boneca, enquanto vai se humanizando e mostrando isso de forma realista e emocionante.

Se ele desagradou homens podemos imaginar o porquê, embora nem faça sentido, afinal hoje e sempre na tv, no futebol, e na internet 90% do conteúdo consumido é por homens e para homens.

Então se você é um homem que se incomodou, sinto te dizer mas isso diz mais sobre você e seu papel de "homem" do que sobre o filme em si, que é bonito, engraçado, despretensioso, bem orquestrado e passa de forma positiva uma mensagem atual.

Agora é nossa vez, a mulher é a protagonista, em um filme que retrata a boneca mais famosa e vendida do mundo, e o fato de que ela é apenas uma boneca, mas representa muito mais, um ideal, uma consciência e a liberdade da figura feminina, que é só o começo para uma reflexão mais profunda.

Parabéns a Greta Gerwig.




A mulher tem voz e vai continuar tendo.





E se essa voz incomoda sabemos que estamos no caminho certo, afinal até hoje nada foi fácil, nem ser dona do próprio corpo, nem ter o direito a autonomia, ao voto, e tantos outros direitos conquistados duramente.

Lidem com isso, e se os senhores não quiserem, há sempre outras opções como Oppenheimer, Missão impossível e muitos outros que existiram e sempre existirão, você não precisa se ofender com um filme de mulheres e para mulheres, ele também é válido para todos os públicos, assim como sua ação de explosões, que continua sendo um entretenimento.

O mundo não é somente dos homens.


por Helena Dalillah



Volte a vestir rosa, se você gosta, e se quiser não vista. 

Toda forma de beleza é valida.

Ninguém tem que ser perfeito nem seguir um padrão.

Lugar de mulher não é dentro de uma caixa, é onde ela quiser.







Veja também: Ser mulher

Carta aberta

Nova era

Amor

Não te ensinam

Helena


E sem briga, meninos. 






Até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Somente um membro desse blog pode adicionar um comentário

Hi Barbie

  Vi o filme da Barbie Crítica sem spoilers Hi Barbie Barbie 2023 (Greta Gerwig) Com Margot Robbie, Ryan Gosling, Will Ferrell, America Fer...